tudo se transforma

tudo se transforma

bg-postblog-dominatorcouros00308

Quem acompanha as tendências da moda é fácil perceber que o couro está super “in”. O amor por esse material nobre reforça como é interessante descobrir e entender mais sobre.

Por ser um subproduto,  o aproveitamento do animal não se restringe apenas ao consumo de sua carne. É 100% aproveitado quando o frigorífico tem a estrutura de acordo com a inspeção federal. Inclusive na indústria brasileira é um grande segmento para economia.

Para descrever brevemente os inúmeros processos do couro antes de chegar as empresas de moda, me informei com com profissionais dos melhores curtumes do Vale dos Sinos.

* Como são os principais processos do curtume?

Após a retirada do couro do animal, o mesmo é salgado, armazenado e vendido aos curtumes. Chegando ao curtume, o couro passa pela fase da depilação, caleiro, e curtimento ao cromo. Feita essa fase, o couro é rebaixado e feito recurtimento dentro das desejadas pelo cliente final. Por último, é feito o processo de acabamento do couro, deixando-o com toque sedoso e macio, pronto para a confecção.

* E quanto ao aproveitamento do animal?

A principal finalidade do abate dos animais, se deve ao consumo da carne. O couro é comercializado como um subproduto, não deixando de ser importante na economia, mas para um mercado mais restrito.

No próximo post vamos falar sobre O movimento global Fashion Revolution, a questão da sustentabilidade nos curtumes e muito mais!

Ritielle Dal Pizzol
Ritielle Dal Pizzol

Diretora Criativa - Dominator

Iniciar Conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?