SETOR DO COURO EM TEMPOS DE PANDEMIA

SETOR DO COURO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Hoje quero compartilhar com vocês alguns trechos da mensagem inspiradora e real sobre a indústria do couro brasileiro em tempos de pandemia. O setor coureiro é vital para saúde e desenvolvimento social, emprega centenas de pessoas e gera milhões ao ano, reforçando nossa economia. O que podemos afirmar é que neste processo nada se perde, tudo se transforma!

Vivemos um ano em que todas as atenções do mundo voltaram-se para a saúde. O novo coronavírus operou mudanças brutais na
rotina do planeta, impactando dinâmicas, ciclos e hábitos que sempre nos foram tão corriqueiros. Em todo este processo, é inegável a necessidade da manutenção absoluta dos serviços de produção de alimentos, medicina e transportes — três setores que integram a cadeia produtiva do couro.

O foco é na geração de valor para o país e no fornecimento de matérias-primas fundamentais para o bem-estar e a segurança da sociedade, tendo sempre a sustentabilidade e o comprometimento em primeiro plano. O setor do couro recebe um subproduto oriundo da indústria de alimentos — as PELES — e viabiliza a sua continuação e produção. Além de fornecer matéria- prima para segmentos como calçados, estofamento, confecção e segurança, os curtumes também geram subprodutos adicionais importantes, como insumos para a indústria de higiene e limpeza, farmacêutica (com o colágeno utilizado na fabricação de cápsulas), fertilizantes, gelatina e biodiesel.

Fazemos isso com muita segurança, respeitando as mais rígidas práticas da regulação sanitária e implementando novas diretrizes para garantir a saúde das pessoas que estão conosco nesta jornada de muito trabalho e conhecimento. Temos garantias em sustentabilidade — sendo o Brasil o único país no mundo a possuir uma certificação específica neste campo, a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro, CSCB — e contamos com uma larga tradição em nosso ofício. Somos uma solução, ao transformar a pele (que seria um passivo ambiental) em artigos tão essenciais.

“Estamos empenhados em nosso propósito e agradecemos o apoio de toda a sociedade. Nossa dedicação extraordinária certamente trará resultados em breve naquilo que mais precisamos: a saúde das pessoas, dentro de uma atividade social plena.”

 

 

 

Fonte: CICB, Centro das Indústrias de curtumes do Brasil

Ritielle Dal Pizzol
Ritielle Dal Pizzol

Diretora Criativa - Dominator

Iniciar Conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?